segunda-feira, 7 de maio de 2018

B1 (TIAMINA)


FUNÇÃO:
A vitamina B1 ajuda o corpo a produzir novas células saudáveis. É muitas vezes chamada de vitamina anti-stress por causa de sua capacidade de proteger o sistema imunológico.

HIPOVITAMINOSE (FALTA):
Pode levar a doenças como a encefalopatia de Wernicke (que incluem sintomas de oftalmoplegia, confusão mental e ataxia), síndrome de Korsakoff (que inclui amnésia e desorientação) e também a beribéri
ALIMENTOS RICOS: Carne de porco, aveia, arroz integral, vegetais, batatas, fígado, ovos


B2 (RIBOFLAVINA)


FUNÇÃO:
Esta vitamina B funciona como um antioxidante para ajudar a combater os radicais livres (partículas no corpo que danificam as células) e pode prevenir o envelhecimento precoce e o desenvolvimento de doenças cardíacas. A riboflavina também é importante para a produção de glóbulos vermelhos do sangue, o que é necessário para o transporte de oxigênio em todo o corpo.

HIPOVITAMINOSE (FALTA):
Os sintomas da hipovitaminose B2 são lesões nos cantos da boca (estomatite angular), problemas de pele, excesso de células sanguíneas (hiperemia), perda de cabelo e de peso, problemas reprodutivos e lesões no fígado e no sistema nervoso.
ALIMENTOS RICOS: Laticínios, bananas, feijão verde, espargos


B3 (NIACINA)


FUNÇÃO:
Um dos principais usos da niacina é aumentar o colesterol HDL (o colesterol bom). E quanto maior o HDL de uma pessoa, menos colesterol ruim no sangue.

HIPOVITAMINOSE (FALTA):
Deficiência em vitamina B3 podem causar sintomas como encefalites, diarreia, insônia, dermatite, irritabilidade e depressão nervosa. O facilitador desta deficiência é o alcoolismo.
ALIMENTOS RICOS: Carne, peixe, ovos, diversos vegetais, cogumelos e frutos secos.


B5 (ÁCIDO PANTOTÊNICO)


FUNÇÃO:
Além de quebrar as gorduras e carboidratos para energia, é responsável pela produção de hormônios relacionados ao sexo e ao estresse, incluindo a testosterona. Estudos mostram que a vitamina B5 também promove a pele saudável com a capacidade de reduzir os sinais de envelhecimento da pele como vermelhidão e manchas.

HIPOVITAMINOSE (FALTA):
Devido sua participação em processos biológicos tão generalistas e importantes, sua deficiência pode causar sintomas diversos, assim como deficiências em outras vitaminas do complexo B. Pode incluir fadiga, apatia, neuropatias, hipoglicemia, náusea, vômitos, distúrbios no sono e dores.

ALIMENTOS RICOS: Carne, brócolis, abacates


quarta-feira, 2 de maio de 2018

B6 (PIRIDOXINA)


FUNÇÃO:
A piridoxina é uma jogadora importante nos padrões do humor e do sono, pois ajuda o corpo a produzir serotonina, melatonina e norepinefrina.

HIPOVITAMINOSE (FALTA):
Podem causar algumas doenças metabólicas associadas com as atividades coenzimáticas que esta vitamina desempenha, como por exemplo dificuldades na conversão de triptofano em niacina e também como a PLP está envolvida no mecanismo de gliconeogênese, a deficiência de vitamina B6 pode causar tolerância a glicose.

ALIMENTOS RICOS: Carne, vegetais, frutos secos, banana


B7 (BIOTINA)


FUNÇÃO:
Por causa de sua associação com o cabelo saudável, pele e unhas, esta vitamina B também é conhecida como “vitamina da beleza”. Ela pode ajudar as pessoas com diabetes no controle dos níveis de glicose no sangue. Esta vitamina B é especialmente importante durante a gravidez, porque isso é vital para o crescimento normal do bebê.

HIPOVITAMINOSE (FALTA):
Os sintomas são bem difusos, devido a atividade da biotina em reações bioquímicas diversas e incluem enfraquecimento do cabelo, com possibilidade de queda de cabelos e pelos do corpo, vermelhidão de regiões como boca, olhos, nariz e períneo, conjuntivite, erupções cutâneas, acidúria, formação de corpos cetônicos, hipotonia, letargia e problemas neurológicos como depressão e até mesmo alucinações.

ALIMENTOS RICOS: Gema de ovo crua, fígado, amendoins, hortícolas folhosa

B9 (ÁCIDO FÓLICO)


FUNÇÃO:
Estudos sugerem que o folato pode ajudar a manter a depressão na baía e evitar a perda de memória. Esta vitamina também é especialmente importante para as mulheres que estão grávidas, uma vez que ela suporta o crescimento do bebê e previne defeitos neurológicos de nascimento.

HIPOVITAMINOSE (FALTA):
A hipovitaminose B9 é geralmente causada pela insuficiência de ingestão, mas também pode ser decorrente de outras situações como o grande consumo de álcool, tabagismo e drogas. Os sintomas dessa hipovitaminose incluem anemias, distúrbios digestivos, problemas de crescimento, cansaço, dores no corpo, problemas de memória, insônia e fraqueza.
ALIMENTOS RICOS: Hortícolas folhosas, massa, pão, cereais, fígado



B12 (COBALAMINA)


FUNÇÃO:
A cobalamina trabalha com a vitamina B9 para produzir células vermelhas no sangue e ajudar o ferro a fazer o seu trabalho: criar a proteína que transporta o oxigênio, a hemogloblina. Desde que a vitamina B12 só é encontrada em produtos de origem animal

HIPOVITAMINOSE (FALTA):
A deficiência em vitamina B12 podem trazer danos biológicos irreversíveis, principalmente relacionados ao sistema nervoso central. Uma das principais manifestações da deficiência de vitamina B12 é a anemia perniciosa. Os sintomas iniciais incluem fadiga, letargia, dores de cabeça, palidez, problemas de memória e depressão, podendo chegar em sintomas mais graves como manias e psicoses.
ALIMENTOS RICOS: Carne e outros produtos animais


VITAMINA C


FUNÇÃO:
A função principal da vitamina C no organismo é atuar como cofator em diversas reações bioquímicas. Estas reações estão relacionadas com síntese de colágeno, proteína importante para reparação dos tecidos, absorção de ferro e reações antioxidantes, que protegem o organismo contra a ação de radicais livres.

HIPOVITAMINOSE (FALTA):
A falta de vitamina C causa uma doença bastante conhecida, que é o escorbuto. Os sintomas podem ser fadiga, dores nas articulações, problemas de cicatrização, inflamação das gengivas e manchas roxas ou vermelhas na pele.

ALIMENTOS RICOS: Diversas frutas e vegetais, fígado


VITAMINA K


FUNÇÃO:
A principal função da vitamina K é relacionada com a capacidade de coagulação sanguínea. Além disso, outra função desta vitamina é regular a disponibilidade de cálcio encontrada na matriz óssea, sendo então importante para a mineralização deste tecido. Outras funções da vitamina K estão relacionadas com o crescimento celular em tecidos diversos como nos rins, entre outros.

HIPOVITAMINOSE (FALTA):
Em humanos adultos, não é comum acontecer hipovitaminose da vitamina K, mas sua deficiência está relacionada com quadros de hipoprotrombinemia (baixa coagulação), podendo chegar até a quadros graves de hemorragias que podem pôr em risco a vida do indivíduo.
ALIMENTOS RICOS: Hortícolas como o espinafre, gema de ovo, fígado






VITAMINA E


FUNÇÃO:
A vitamina E também é uma vitamina lipossolúvel existindo em diversas formas, sendo que precisam apresentar pelo menos grupos químicos do tipo tocoferóis ou tocotrienois. As fontes mais comuns de vitamina E são os óleos vegetais. A deficiência em vitamina E está associada com doenças neurológicas, anemia, ataxia espinocerebelar, miopatias e diminuição da eficiência imune.

HIPOVITAMINOSE (FALTA):
A deficiência em vitamina E está associada com doenças neurológicas, anemia, ataxia espinocerebelar, miopatias e diminuição da eficiência imune.

ALIMENTOS RICOS: Diversas frutas e vegetais, nozes e sementes



VITAMINA D


FUNÇÃO:
Durante a exposição da pele à luz do Sol, o corpo é capaz de ativar vias de síntese de colecalciferol, o principal vitâmero da vitamina D no organismo. Poucos alimentos são fontes de vitamina D. Apenas os peixes atum, salmão e também alimentos como gema do ovo, fígado e queijo, porem a quantidade contida neles é pequena e melhor forma de obtenção da vitamina D é através da luz solar.
Sendo a vitamina D uma vitamina lipossolúvel, sua ação se dá principalmente no intestino ajudando na absorção de ferro, cálcio, fosfato, magnésio e zinco. Estes elementos circulam pelo sangue e tem função de favorecer a formação e manutenção de ossos, bem como favorecer algumas funções neuromusculares e também imunes.

HIPOVITAMINOSE (FALTA):
A falta de vitamina D podem aumentar riscos de osteoporose, fraturas no geral e raquitismo.

ALIMENTOS RICOS: Peixe, ovos, fígado, cogumelos



VITAMINA A

FUNÇÃO:
Sendo uma vitamina lipossolúvel, a vitamina A geralmente está associada à gorduras de alimentos de origem animal na forma de retinol ou na forma de carotenoides, principalmente betacaroteno em vegetais.
A vitamina A tem participação em diversas etapas de formação do organismo. É importante para formação e manutenção de dentes, ossos, mucosas, pele, para a visão e para o bom funcionamento do sistema imune.

HIPOVITAMINOSE (FALTA):
Quantidades insuficientes de vitamina A diminuem a eficiência destas células que a usam e, portanto, está relacionada com aumento no risco de lesões na córnea, cegueira, hiperqueratose e pele escamosa.

ALIMENTOS RICOS: Fígado, ovo, queijo, manteiga, bacalhau, laranja, frutos amarelos, hortícolas folhosas, cenouras, abóboras, espinafres, leite e leite de soja.